Sabonetes artesanais estão cada vez mais em alta. Afinal, são presentes atraentes e charmosos, além de serem também uma alternativa mais nutritiva de algo tão comum na rotina de cuidados com o corpo.
Por isso, criamos este guia sobre como fazer sabonete, pra que você possa criar os seus em casa, mesmo sem nunca ter trabalhado com esse material.
A princípio vamos falar um pouco mais sobre os sabonetes artesanais, antes de te contar a melhor maneira de produzi-los. No início, é normal cometer alguns erros, então vamos já te contar os mais comuns para você evitá-los.
Por fim, uma receitinha bem tranquila pra você já experimentar esse artesanato na sua vida e começar a promovê-lo na vida dos outros também! Afinal de contas, este artesanato simples e benéfico para o corpo pode ser muito lucrativo.
Ou seja, vendê-los é ainda mais uma razão para começar.
Veja também:
Cosmetologia Natural: Guia Definitivamente Completo para Iniciantes
Como Fazer Óleo Macerado de Forma Simples
Por que fazer sabonetes artesanais?
O sabonete comum, esse que encontramos no supermercado, contém produtos químicos que prejudicam a saúde da pele.
Algumas pessoas inclusive tem alergias, ou no mínimo, sentem um ressecamento depois do banho causado por eles.
Mas a glicerina nos sabonetes artesanais hidrata a pele, então depois do banho a última coisa que ela deve estar é ressecada.
Fora esse ingrediente tão básico e determinante para a hidratação, os sabonetes artesanais podem ser adstringentes, antioxidantes e esfoliantes também.
Ou seja, podem ter ações para diferentes tipos de peles e inclusive ser menos agressivos com as mais alérgicas.
Portanto, os sabonetes artesanais apresentam um leque de variações. Com tantas funções diferentes, eles promovem uma transformação no autocuidado.
Não é à toa que dificilmente quem entra em contato com sabonetes artesanais não volta a utilizar os sabonetes comuns.
Como fazer sabonete artesanal?
Você deve estar se perguntando isto e é o que explicaremos agora. O método mais prático é feito à partir da base glicerinada.
O sabão e a glicerina resultam de uma reação química chamada saponificação. A base glicerinada já passou por este processo, então é mais tranquilo lidar com ela do que fazer a saponificação do zero.
Outros ingredientes básicos são:
- Essência para dar fragrância;
- Corante para colorir em harmonia com o perfume;
- Manteiga para uma hidratação mais profunda.
- Óleo Essencial para adicionar propriedades benéficas.
Sem muito mistério, basta apenas derreter a base glicerinada sem deixar ferver.
Dê preferência ao fogão elétrico e use uma panela esmaltada. Caso você não tenha um, derreta em fogo médio-baixo no fogão convencional e, em todos os casos, não se esqueça de ir mexendo.
Após esfriar um pouquinho, acrescente os outros ingredientes, misture e enforme. Deixe endurecer por um dia e, resumindo, seu sabonete artesanal está pronto. Daí pra frente é cortar as fatias, se for o caso e embalar.
Erros comuns que você deve evitar
Errar durante o aprendizado é normal, com a prática muitas dúvidas são resolvidas. Vamos citar alguns erros comuns para otimizar suas produções ao evitar o que pode causá-los.
1. Derreter a base glicerinada no micro-ondas
Se você derreter a glicerina no micro-ondas, o sabonete provavelmente vai ficar ressecado. Afinal, no aparelho ela não derrete de um jeito uniforme e isso é visível no resultado final.
2. Ou no banho-maria
Banho-maria deixa é arriscado, pois pode fazer com que água caia na mistura. As vezes o excesso de vapor é o suficiente para fazer com que o sabonete transpire.
3. Exagerar nas propriedades
Colocar muitas manteigas e óleos essenciais pode parecer uma ideia ótima para fazer um sabonete poderoso e eficiente. Mas isso pode resultar num sabonete mole e que dá pouco sabão.
A princípio, aposte mais em receitas antes de experimentar criar as suas. Seguindo as medidas você terá uma noção melhor de quais são as ideias para não fazer sabonetes moles. E derretendo no fogão elétrico, poderá controlar melhor o resultado.
Se quiser ver mais detalhes sobre erros comuns e como lidar com eles, confira:
Receita de Sabonete facial de mel e canela
Sem muitos ingredientes complexos, aliás, apenas com três, separamos esta receita ótima para iniciar neste artesanato. O mel é um hidratante natural bem aceito por todas as peles. A canela, por outro lado, combate o envelhecimento.
Ingredientes
- 3 colheres rasas de canela
- 4 colheres de mel
- 1kg de base glicerinada branca
Modo de Preparo
1. Corte a base glicerinada em cubos para facilitar o derretimento no fogão elétrico.
2. Acrescente o mel e misture até que ele dissolva.
3. Despeje o sabonete na forma ou molde.
4. Aguarde endurecer por aproximadamente um dia e desenforme.
E assim seu primeiro sabonete facial de mel e canela está pronto!
Pense numa embalagem bem bacana e busque conhecer novas receitas. O mundo da saboaria artesanal reserva muito conhecimento e a oportunidade de lucrar com um artesanato que promove o autocuidado.
Viu como fazer sabonete artesanal pode ser simples e amigável com iniciantes? Com os cuidados certos e prática, você estará produzindo sua linha e fazendo parte deste mercado que só cresce.
Se quiser entrar de vez no mundo dos sabonetes artesanais, conheça o curso Saboaria Artesanal Lucrativa.
Você vai aprender a forma correta de fazer sabonetes e outros cosméticos maravilhosos pra montar uma linha que praticamente se vende sozinha.
O curso é ministrado pela Gessica Ariana, especialista em cosmetologia natural, que trabalha com sabonetes há mais de 10 anos.
Gostou da ideia? Clique aqui para ver o curso completo.
Veja também:
Como Fazer Sabonete de Argila Preta para Pele Madura ou Oleosa
9 Melhores Óleos Essenciais para Pele Oleosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário