Ensinar macramê passo a passo é o que faremos no post de hoje. Com certeza você já ouviu falar e viu peças desta incrível técnica de tecelagem. Com várias utilidades além da decoração, juntamos os principais nós para você se engajar nesta arte e começar a produzir.
Além de tutoriais em vídeo, você verá um passo a passo bem simples e completo do nó espiral e algumas fotos para te inspirar a aplicar o macramê de diversas maneiras.
Veja também:
Macramê: Guia Absolutamente Completo para Iniciantes
Como Fazer Macramê para Suporte de Plantas: Passo a Passo
Começando a tecelar
Uma das melhores coisas sobre o macramê é a facilidade em aprender. Basta conhecer alguns nós e você já estará pronta para fazer peças muito bonitas e com resultados bem variados.
Assim como só basta dar nós, o único material necessário é apenas a linha.
Como você verá tanto nos vídeos, como no passo a passo do nó espiral, as linhas estão presas a um cabo de madeira ou vareta.
Esta é a laçada inicial que prende a linha ao suporte. É importante que as linhas estejam bem esticadas para os nós não ficarem frouxos.
Outros nós básicos são:
Ponto festonê: que forma os desenhos e as linhas diagonais ao longo da tecelagem.
Ponto quadrado: é o que dá o formato um pouco mais largo. Uma variação dele é o nó espiral. Ensinaremos ele no próximo tópico.
Hora de aprender macramê passo a passo. Comece dando uma olhadinha nos vídeos a seguir. São tutoriais bem bacanas para aprender os nós básicos.
Macramê passo a passo: nó espiral
Um dos favoritos, o nó espiral tem um efeito maravilhoso e muito interessante. Para ele, você precisará de no mínimo 4 fios, linhas ou cordões. Porém, também é possível fazer com um número maior.
As linhas de fora serão as mais usadas, enquanto as linhas no centro servem apenas de preenchimento. Por isso é importante que as de fora sejam maiores.
Enumere mentalmente de 1 a 4. Como dissemos, as linhas de fora são as utilizadas para os nós, ou seja, a 1 e a 4. A 2 e a 3 serão preenchimento para o nó espiral feito com as outras.
1. Passe a linha 1 por cima das linhas centrais e por baixo da linha 4.
2. Mova a linha 4 para a esquerda por baixo das linhas centrais e depois por cima da linha 1
3. Puxe e faça o nó com as linhas 1 e 4. Mantenha as linhas centrais bem esticadas
4. Repita as etapas anteriores, sempre passando a 1 por cima das centrais e por baixo da 4.
Após alguns nós o efeito espiralado ficará bem visível. Caso queira fazer a espiral para a direita, é só fazer o contrário, ou seja, passe o fio 4 sobre as linhas centrais e por baixo da linha 1.
Depois passe a linha 1 por baixo das linhas centrais e por cima da 4. Repita desta forma e terá a espiral para a direita.
Por outro lado, se você for alternando e passar a linha 1 por cima e no nó seguinte a linha 4, o resultado será o ponto quadrado.
Ensinamos com o número mínimo de linhas para facilitar o aprendizado. Depois de se acostumar com a ideia, faça testes e conheça as possibilidades com mais linhas.
Algumas peças de Macramê para se inspirar
Depois do macramê passo a passo, nada mais motivador do que ver os incríveis resultados que você pode atingir com esta arte. Não só na decoração, o macramê tem diversas utilidades. Confira algumas:
1. Suportes para plantas e prateleiras
2 – Painéis
3. Apanhadores de sonhos
4. Luminárias
5. Acessórios
6. Decorações e utilidades diversas
Viu quantas possibilidades incríveis esta técnica de tecelagem oferece? A vontade é de produzir todas! E depois de aprender macramê passo a passo você está mais perto de produzir peças assim.
O que achou? Conte para a gente nos comentários e nos diga também quais peças pretende fazer.
Veja também:
Como Fazer Macramê: Suporte para Plantas Simples e Lindo
Aprenda Como Fazer Lindos Painéis de Macramê Para Decorar a Casa
Nenhum comentário:
Postar um comentário