quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Tipos de manequim utilizados na moulage

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Eu sou a professora Francys Saleh, professora de moda há mais de 10 anos e expert de moulage da Maximus Tecidos. Neste post eu vou te apresentar os tipos de manequins utilizados na moulage.

A moulage é a requintada técnica de modelagem tridimensional em que o molde é feito diretamente sobre o manequim.

Se preferir, você pode acompanhar esse conteúdo através deste vídeo:

Ou então, você pode seguir aqui comigo na leitura deste post.

Antes de tudo eu preciso responder uma pergunta que me fazem toda vez que o assunto manequim surge: é possível aprender a moulage sem manequim?

Sim, é possível!

Você não precisa investir em um manequim logo no início. Tenho alunas que inclusive fazem o seu próprio manequim em casa a partir das suas medidas. 

Mas é claro que com o tempo e a prática, para evoluir o seu aprendizado você precisará investir num manequim industrial, afinal, isso faz parte da técnica da moulage.

É como aprender a costurar sem ter uma máquina: no começo você vai entender toda a teoria, aprender dar os pontos a mão… Mas vai chegar num momento que sem uma máquina de costura você não conseguirá evoluir no processo.

Na técnica da moulage,originada na Alta-costura francesa, usamos o manequim industrial, pois este manequim é feito de acordo com as tabelas de medidas exatas de um corpo.

Além da medida, os manequins de moulage possuem algumas características que facilitam a sua utilização. 

Eu indico os manequins da Draft Manequins porque são referência no mercado nacional.

Clique aqui e confira o episódio da Rádio da Costureira com a fundadora da Draft!

MANEQUIM SAIA E MEIA PERNA

O modelo de saia é indicado para quem trabalha com moda festa ou moda evangélica, pois para a confecção de saias e vestidos, precisamos desta característica dele.

Já o modelo meia perna serve para lingerie, shorts, moda fitness, calças e claro que dá para fazer saia nele também, mas se formos fazer uma saia com recorte no centro, não temos como posicionar o tecido, por exemplo.

Outra característica do manequim da Draft que gosto, é o material que ele é feito, o que torna o manequim mais leve, além de facilitar na hora de alfinetar. 

MANEQUIM EM MEIA ESCALA

Os manequins em meia escala eu utilizo muito para estudos de moulage e também exercícios de criatividade.

Muitas empresas utilizam esses manequins menores, pois pelo fato de serem pequenos, nos dão mais agilidade na hora de trabalhar e também economizam tecido.

MANEQUIM DE COSTURA

Esses manequins de costura custam menos de R$ 100,00 e podem ser usados para exercitar e aprender a técnica de moulage. Inclusive muitas alunas do curso utilizam ele, sem problema algum.

Foto: Boho Deco Chic

O pequeno “porém” deste manequim é que por ele não ser específico para a técnica, pode apresentar alguns problemas de medida, mas nada que atrapalhe o aprendizado da técnica. 

COMO ESCOLHER O TAMANHO CERTO DE MANEQUIM?

Todos esses manequins que compartilhei aqui com vocês respeitam uma tabela que vai do 36 ao plus size

Essa é uma dúvida muito comum, pois normalmente as pessoas estão acostumadas com a grade P,M,G e ficam em dúvida quando vão comprar o seu manequim. 

Então a dica aqui é: compare suas medidas com a tabela de medidas da empresa que você irá comprar o manequim. Essas medidas variam de acordo com cada empresa.

Essa é uma das questões que me fazem também indicar os manequins da Draft. A marca tem um estudo antropométrico por trás das medidas dos manequins, eles não são feitos de forma aleatória. 

Na hora de escolher o tamanho certo de manequim você deve levar em consideração 3 questões baseados na finalidade final deste manequim. São elas:

Esse manequim será para uso pessoal, ou utilizado em atelier ou ainda, será usado na indústria?

De acordo com essas 3 questões vou dar algumas dicas para vocês escolherem a melhor opção:

1. Se o manequim for para uso pessoal, o tamanho deve ser igual ou menor que o seu, pois nesse caso podemos fazer a adaptação por meio da técnica de bourrage. É uma técnica que colocamos enchimentos no manequim, fazendo com que ele se assemelhe ao seu corpo ou corpo da cliente.

2. Já se o manequim for usado em um atelier, deve ser feita uma análise entre as clientes e assim escolher o tamanho que atende o maior número. Não é necessário ter uma grade completa de manequins no seu atelier, pois podemos adaptar o manequim e também adaptar o molde pronto.

3. E por fim, se o manequim for utilizado na indústria, o tamanho a ser escolhido deve ser o tamanho da peça piloto que a empresa fabrica. Esse tamanho varia de acordo com o segmento, se for moda jovem por exemplo, pode ser o tamanho 36, se for moda feminina, varia entre 38 e 40. 

E após o molde obtido através da moulage, fazemos a gradação dele. Dependendo do porte da empresa, essa gradação é feita através de softwares de modelagem cad/cam.

Gostou deste post? Então comenta aqui e compartilhe nas suas redes sociais!

Clique aqui e baixe 2 e-Books gratuitos sobre moulage!

Você também pode adquirir um manequim lindo com design vintage assinado pela Maximus Tecidos no site da Draft Manequins aqui!

O post Tipos de manequim utilizados na moulage apareceu primeiro em Blog Maximus Tecidos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A costura da saia godê detalhada

A costura da saia godê detalhada é um tipo de saia rodada que nunca sai de moda! Ela é considerada um clássico que vira e mexe está de vo...