No mundo da moda, ter modelagem e criatividade é imprescindível!
Estamos falando de criação, de inspiração, de versatilidade e interpretações de mundo que serão transferidas para a forma das pessoas se vestirem.
Se os estilistas usam da criatividade para elaborar as peças, as pessoas também usam sua criatividade para dar vida à essas peças de acordo com seus próprios estilos, gostos e preferências.
Ninguém pode negar o grande peso desse valor no que se refere à moda e estilo.
Os grandes nomes da moda, foram aqueles que revolucionaram o jeito de pensa-la e fizeram coisas que jamais outros fizeram antes deles.
Foram as pessoas que dispuseram muitas vezes de que recursos escassos ou inimagináveis pela maioria das pessoas para criar peças que marcaram a vida das pessoas.
Poucos são os profissionais que tem a liberdade para soltar sua imaginação e que são respeitados por isso.
No mundo da moda é assim. Nesse artigo você vai entender porque modelagem e criatividade tem tudo a ver e uma não anda sem a outra!
A relação Estilista x Modelista
Quando se trata de criação e produção, existe de fato algo semelhante a um casamento entre essas duas funções.
Muitas vezes na história e em confecções de menor porte, as vezes o próprio estilista é o modelista e vice versa!
Para transformar um croqui em uma peça real envolve totalmente trabalhar a modelagem e criatividade como talvez uma coisa só!
Elaborar uma peça é também imaginar como ela será utilizada. Esse é o ofício do estilista.
Entender e traduzir a ideia da peça e buscar os recursos que melhor vão torna-la possível é o ofício do modelista.
Para esses dois profissionais, ter muito conhecimento e referências é importante, mas o mais importante é saber utilizar as técnicas e os conceitos de forma inovadora também.
Resolver os problemas, superar as limitações e as dificuldades que podem se interpor entre o croqui e o molde… E nós sabemos que a capacidade de solucionar problemas é advinda da nossa criatividade, não é mesmo?
Esse casamento entre o Estilista e o Modelista só é possível porque existe também um casamento entre a modelagem e a criatividade: elas andam lada a lado porque sem uma, a outra não se traduziria em nada real, tratando-se de moda.
O estilista usa a criatividade para criar e desenhar a peça. O modelista vai usar sua criatividade para se comunicar com a ideia da peça e descobrir qual a melhor forma de viabilizar a sua produção.
Essa tarefa não é nada simples e sem imaginação, esse profissional fica muito limitado!
Para você entender como modelagem e criatividade andam sempre juntas, no tópico a seguir, vamos falar dessa relação tão intrínseca e presente no mundo da moda! Confira:
O papel da criatividade na modelagem
Você está sonhando com uma carreira na moda e gostaria de satisfazer tanto o seu lado criativo quanto o seu lado prático e objetivo?
A modelagem pode ser a melhor área para você!
Modelagem e criatividade andam sempre juntas e foi assim desde o começo da história da moda!
Você pode tomar por exemplo grandes ícones da moda, como Coco Chanel que revolucionou a forma das mulheres se vestirem com ideias que ela mesmo colocou em prática nos moldes de suas peças.
E Mary Quant, nos anos 60? Ela transformou o molde da saia tradicional na tão amada minissaia que nunca mais deixou o mundo fashion!
É preciso utilizar de todos os recursos técnicos para se trabalhar como uma modelista, mas sem criatividade essa profissional não conseguirá ter sucesso: modelagem e criatividade são inseparáveis neste ramo!
Conheça os Cursos da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos. Já são mais de 11 mil alunas(os) reaprendendo a arte de fazer a moda com as próprias mãos: Clique Aqui!
O post Modelagem e criatividade andam sempre juntas! apareceu primeiro em Blog Maximus Tecidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário