A máquina de costura é o instrumento de trabalho principal de toda costureira! Não é à toa que algumas profissionais da costura não permitem que outras pessoas costurem ou limpem suas máquinas, afinal, uma máquina funcionando adequadamente não tem preço mas pra isso é necessário conservar a máquina de costura.
Para manter sua máquina de costura sempre funcionando adequadamente, acompanhe 4 dicas para conservar a máquina de costura e preserve esse instrumento tão importante!
Máquinas de costura
Inicialmente, o processo de costura era todo feito de forma manual. A máquina de costura é um instrumento que revolucionou a confecção de roupas e o mundo dos tecidos e foi fundamental para expansão da indústria têxtil no mundo.
A primeira máquina de costura foi inventada por volta de 1775, quando se encontrou o primeiro registro de uma máquina de costura. As máquinas que fabricavam tecidos já existiam e a indústria têxtil avançava.
Com o tempo as máquinas foram evoluindo e os equipamentos passaram a ser exportados por todo o mundo.
Máquinas de costura na atualidade
Atualmente, há uma infinidade de modelos e tipos de máquinas de costura que são vendidos para costura doméstica e profissional. Uma boa máquina de costura é um equipamento útil e muito valioso porque permite a confecção rápida de peças que levariam dias para serem costuradas à mão.
Para escolher a melhor máquina de costura, considere alguns fatores que podem ser fundamentais para a compra:
- O tipo de costura que irá realizar
- O quanto pode gastar para a aquisição
- Máquinas profissionais ou para iniciantes
- Máquinas domésticas ou profissionais
- Marca da máquina
Após realizada a aquisição, confira as 4 dicas para conservar a máquina de costura que podem fazer toda a diferença para o resultado final de suas peças e o tempo que sua máquina terá de vida útil.
1- Desligue a máquina todas as vezes que parar de costurar
Essa dica pode parecer aquele tipo de implicância comum com quem utiliza aparelhos eletrônicos, mas não é uma ação fundamental entre as 4 dicas para conservar a máquina de costura. A máquina de costura deve ser desplugada da tomada todas as vezes que não estiver sendo utilizada.
Esse cuidado evita acidentes que são muito comuns com máquinas de costura e evita também que a máquina se danifique seriamente em um “uso” acidental.
Também é importante desligar a máquina todas as vezes que for limpá-la ou realizar ajustes na agulha, na sapata ou trocar a lâmpada da máquina.
2 – A máquina deve ficar em local fresco e seco
A máquina de costura é um equipamento eletrônico e deve ficar longe de umidade e da luz solar direta que podem danificar seu funcionamento e reduzir seu tempo de vida útil. A chuva, mesmo que gotículas que espirram perto de janela, comprometem seriamente o funcionamento das máquinas a longo prazo.
3 – Limpe a máquina de costura periodicamente
A máquina de costura deve ser limpa com cuidado e sempre desligada. A maioria dos fabricantes faz indicações sobre a forma adequada de limpar a máquina de acordo com o modelo e material de fabricação do produto.
Mas a regra geral é usar um pano úmido sempre que a máquina estiver empoeirada e uma escova para limpar as áreas mais difíceis e menores. Um pincel também pode alcançar as peças pequenas de sua máquina e limpar com delicadeza.
4 – Cuide da lubrificação
Máquina de costura e óleo andam juntos! Grande parte das máquinas possuem óleos de marcas específicos para lubrificação de seus sistemas!
Lubrifique a máquina sempre que necessário de acordo com o manual de uso do produto. Lembre-se de utilizar o óleo indicado pelo fabricante!
Se você acompanhou as 4 dicas para conservar a máquina de costura, certamente sua máquina funcionará por muito mais tempo sem a necessidade de consertos!
O post 4 dicas para conservar a máquina de costura apareceu primeiro em Blog Maximus Tecidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário